26 de nov. de 2009

Evidenciando o poder da Mídia

A palavra Mídia deriva do latim média e significa meio, através do qual podemos armazenar e produzir coisas. Contudo, a palavra é mais usada para distinguir os diferentes tipos de comunicação de acordo com a sua finalidade.
Meios ou veículos de comunicação, por sua vez, é tudo aquilo que transmite uma determinada informação sobre a realidade que nos cerca, podendo ter maior ou menor alcance. Quanto maior é o alcance uma mídia, maior é o seu poder de influenciar todo um estilo de vida de uma população e até suas escolhas políticas, já que é a única instituição de formação de valores capaz de atravessar todas as outras (como a escola e a família, por exemplo).
Essa situação se agrava pelo fato de que os veículos de comunicação estão cada vez mais concentrados nas mãos de pequenos grupos que se aproveitam dessa situação e acabam passando as notícias de acordo com as suas ideologias, visando sempre o lucro. Para atingir tal objetivo, muitas das vezes, esses grandes centros de poder acabam manipulando informações constituem a chamada mídia hegemônica que hoje, no Brasil, detém o controle de quase totalidade da informação que chega aos brasileiros.
Os grandes monopólios da comunicação estão associados ao grande capital e por isso possuem poder político significativo para difundir um determinado modo de pensar adequado à realidade burguesa. Em contrapartida, existem meios de comunicação que são contrários a essa postura e que acreditam que a comunicação tem a missão social de transmitir as informações o mais próximo da realidade possível, já que não é possível a neutralidade, e por isso são chamadas de contra-hegemônica.
Como elas não possuem a mesma força política e nem os mesmos recursos financeiros que os grandes monopólios, apostam na internet como principal fonte de divulgação. A internet é uma ferramenta de grande acessibilidade de ainda não ser uma realidade vivenciada por todos.
Nossa pesquisa, daqui em diante, terá o intuito de mostrar como essas mídias contra-hegemônicas transmitem as informações e de que forma elas conseguem desmascarar as consideradas “verdades absolutas” proferidas pelas mídias hegemônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário