3 de dez. de 2009

Dedução racional


3 comentários:

  1. Antes de tudo, queria parabenizar os autores pelo trabalho tão interessante que promove uma reflexão acerca da mídia. O que chamou minha atenção foi o fato deste blog abordar a manipulação da mídia de maneira tão explicativa e descontraída. É importante lembrarmos que a mídia, atualmente, exerce uma forte influência na opinião dos telespectadores, pois os priva de construir uma visão crítica sobre um determinado fato. Eu gosto muito de retomar o exemplo que sempre uso: o caso da ocupação feita pelos militantes do MST à fazenda da Cutrale, que por sinal são terras da União. As maiores empresas de comunicação transmitiram a notícia com diversas distoções, criminalizando o movimento e classificando os integrantes como bandidos, além disso, essas plataformas da direita reacionária omitiram informações importantíssimas, como por exemplo, o fato de a Cutrale ter financiado a campanha eleitoral de diversos deputados para que estes pudessem votar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as ações do movimento e outro fator importante que foi ocultado por estas empresas é que as terras ocupadas são públicas, isto é, pertencem à União.
    Através de toda essa manipulação de informações, a mídia construiu nos telespectadores falsas idéias de que o MST invadiu terras privadas e que o movimento é composto por bandidos, enfim, gerou na população a falsa idéia de que um movimento como o MST é inconsequente.
    A partir disto, considero que é de extrema importância que haja um blog cumprindo essa função, a de mostrar o que está por trás da notícia.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jorge, vou postar uma pra você.

    ResponderExcluir
  3. achei de grande importância vocês terem posto como base a manipulação da mídia, porque é algo que não é muito discutido, a não ser em escolas mais politizadas, como a EPSJV, e também por algumas pessoas que sabem sobre o assunto e taals.. então, queria parabenizá-los mais uma vez. lembrando também que este assunto provavelmente será muito mais discutido ano que vem. ;] Parabéns.

    ResponderExcluir