25 de mar. de 2010

"O recado está dado" [2]

A frase, do nosso querido governador, se encaixa perfeitamente à passeata que foi realizada ontem, com o apoio de várias escolas federais, estaduais e até particulares. Milhares de estudantes compareceram ontem à Praça da Candelária, onde foi feita a concentração inicial.
Aos gritos de "Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!", os estudantes fizeram barulho suficiente pra atrair a atenção de pessoas que passam pela rua ou trabalhavam em seus escritórios. Ainda cantando, caminharam pela Avenida Rio Branco, uma das principais do centro da cidade, assim, atrapalhando o trânsito, segundo o portal de notícias G1.
A tradicional música "O dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim!" também foi entoada pelos estudantes, enquanto, sentados, bloqueavam a Rio Branco. O jovem Edson Luís, que morreu há 42 anos completados no próximo domingo, foi lembrado e homenageado. Ao passarem pelo Ministério da Educação, o coro estudantil, além das vaias, tinha uma especial em seu vasto repertório: "Não pago, não pagaria. Educação não é mercadoria!".
Continuando seu trajeto, ao chegarem no Palácio Tiradentes, sede da Alerj, mesmo cansados, não desanimaram e cantaram mais forte ainda: "Quem são vocês? Sou estudante! Mais uma vez. Sou estudante! Sou, sou estudante, eu sou. Quero estudar, e o passe livre conquistar. Com muita luta!" e todos pularam aos gritos de "Quem não pular é governista!"

Minha opinião: Infelizmente, o movimento sofreu por estar um pouco desvirtuado, mas continuaremos na luta para que haja uma união e conscientização de todos e no futuro tenhamos um movimento estudantil mais organizado e, consequentemente, com maiores conquistas.

2 comentários:

  1. Primeiro de tudo, parabéns Jp´pela matéria.É importante que a passesta seja lembrtada e discutida.Concordo com vc que o movimento estudantil está com problemas, mas é fundamental a participação e a discussão sobre esse tema para que o movimento se torna cada vez melhor.Era só isso.Ah, e parabéns Muddimídia pela marca de 500 visitas!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar,parabéns ao Poligrêmio por mobilizar a EPSJV para ir reivindicar seus direitos na passeata!
    Ao meu ver,a passeata foi boa,já que não houve conflitos,porém poderia ter sido melhor caso fosse um número maior de pessoas(mais estudantes e trabalhadores)e se não houvesse algumas contradições...

    ResponderExcluir