7 de abr. de 2010

7 de Abril Dia Mundial da Saúde

É O Dia Mundial da Saúde e eu pude contar nos dedos de uma das mãos aqueles que sabiam disso na minha casa, o que inclui eu mesma. Estou completamente espantada, estudo em um dos maiores, se não o maior, centros de pesquisa voltados para a saúde da América Latina e fui saber por um telefonema às 22h.

Por estar me formando uma profissional da saúde, é normal que eu me cobre saber disso, mas não creio que isso ocorra com 5% da população brasileira. Culpa da população? Creio que não.

Provavelmente a grande mídia falou dessa data, mas certamente ela não teve o mesmo enfoque que a terrível chuva no Rio de Janeiro. Não digo que deveriam deixar todas as conseqüências que essa catástrofe trouxe à nossa cidade, mas certamente que seria muito mais proveitoso e conscientizador se relacionassem tudo isso ao conceito de saúde da OMS que promove esse dia.

Saúde, "Grande Mídia" e "Grandes Governantes", é ter condições de emprego e MORADIA; é prevenir pra não ter que remediar (por mais forçosa e clichê que seja essa frase); é garantir que os direitos do homem sejam preservados; é acessibilidade (em todos os sentidos). Saúde não é perfeição, mas é, sobretudo, processo de busca de aprendizado sem esperar lucro, porque é qualidade de vida e DA VIDA NÃO SE DEVE TIRAR MAIS-VALIA! Mas vemos o contrario todos os dias.

Saúde não é mercadoria, saúde é também educação.

Mas por que a 'Grande Mídia' perderia o seu tempo em conscientizar sobre a saúde se ela pode ser muito mais SENSACIONAL ( entendam sensacionalista) e assim lucrar muito mais mostrando apenas as desgraças que os N motivos provocaram? Ah, é claro. Mostrou N motivos, mas não chegou nem perto dos culpados. Tudo bem, "não apontemos culpados em desastres naturais" (eu discordo em parte, depois comento ok?), mas NÃO FAÇAMOS HERÓIS SOBRE A DESGRAÇA ALHEIA PROVOCADAS POR SÉCULOS DE DESCASO. Digo isso por experiência própria. Minha avó disse que o Lula foi fantástico ao disponibilizar a aeronáutica e o exército para ajudar. Quantas velhinhas mais eles iludiram? MUDDIMIDIA (mude mídia)!


5 comentários:

  1. CHOREI....
    Achei que o texto ficou realmente muito bom, só que vc poderia escrever um pouco mais pq o texto ficou com muitas informações e talvez as pessoas possam não entender alguns termos( vide mais valia.Vc falou sobre culpados em desastres naturais.Eu acho que alguns apresentadores até falaram da falta de moradias adequadas, mas eles ,nem nenhum momento, mobilizaram a população para a necessidades de mudança feitas por eles.Acho que isso ninguem nunca vai fazer.

    ResponderExcluir
  2. Entendi, mas acho que se eu entrasse em mais-valia ia ficar massante mari =/ E tem outra, é bom gerar duvida porque pode gerar curiosidade também, daí as pessoas podem buscar informações. O que eu posso fazer é colocar uns links sobre o tema, melhora?

    ResponderExcluir
  3. Me chamou muita atenção a parte sobre os 'heróis' da tragédia. Vou até fugir um pouco do tema da postagem ms.. poruqe raios noticia-se um homem, forte, atleta, que ajudou uma mulher com um bebê a sair de um carro alagado como se fosse uma grande coisa?? Legal, foi um ato bonito, mas.. ele TINHA que fazer aquilo. sou super fã dos bombeiros, talvez pela ação da mídia, mas.. será que era mesmo necessário que eles fossem tão solicitados toda vez que acontece uma coisa tão normal quanto chover???
    bom.. fica a questão.

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar me expressar melhor.Eu acredito e acho q vc tbm, que o papel da midia é alem de informar, passar visões críticas das coisas que acontecem.Neste contexto,todavia, a mídia pode até indicar os culpados, mas saber quem eles são não faz com que a população faça alguma coisa para que a situação possa um dia mudar.Ficou mais claro lari?
    Acho realmente q vc nao deveria entrar no conceito de mais valia, mas isso ao inves de gerar curiosidade pode gerar desinteresse.

    ResponderExcluir
  5. Mariana sempre com suas críticas construtivas, obrigado, continue assim.

    ResponderExcluir