1 de mar. de 2010

Caracas!

Acabo de descobrir algo um tanto quanto... intrigante. Planejava postar algo completamente diferente, mas já que me deram motivo, porque não falar um pouquinho do amado sistema 'GlobOlizador' de comunicação?
Descobri que o site do jornal 'O globo" mantém, na sua lista de 'blogs-coluna' um sobre a Venezuela, que não faz a mínima questão de falar bem do país, tampouco e principalmente do seu governo. Há inúmeras postagens falando sobre as mazelas supostamente causadas pelo governo Bolivariano, e inclusive entrevistas com intelectuais anti-chavistas.
Não sei qual é a realidade da Venezuela, nem tenho uma posição a favor ou contra Chávez, como um todo de suas ações, por não saber qual é o todo de suas ações. Tenho, porém, a certeza de que é um país que desafia os interesses das grandes potências, e é, por isso, alvo de críticas de todas as partes.
Fico imaginando se, independente de serem informações verídicas ou não (o que, repito, não posso afirmar, por não conhecer a realidade do país), um blog desse tipo que tratasse de um país como os EUA teria espaço na grande mídia. Me intriga também o fato da tal neutralidade da qual o jornalista deve usar em seu trabalho, e que não é nem um pouco observada nesse tipo de reportagem e na maior parte da produção da grande mídia.
A questão maior é que a grande massa da população não tem nenhuma referência (certa) de onde buscar a verdade, onde buscar informações que transmitam confiabilidade e não um determinado ponto de vista. Sabemos ser isso algo utópico, e é por isso que trabalhamos no contraponto, é essa a razão de ser do Muddimidia.
Vamos ser mais atentos ao que lemos e assistimos, acho que isso resume tudo.

PS.: Já que estamos tratando de contraponto, sugiro o filme "A revolução não será televisionada", que trata de um golpe de estado frustrado na Venezuela. Ele não é encontrado em locadoras, por não ter uma distribuição oficial, mas pode ser encontrado em partes na internet.

O link do blog de que comentei: http://oglobo.globo.com/blogs/caracas/#270427

2 comentários:

  1. Adorei o título Igor.Bem criativo!Quando li sua matéria não fiquei tão impressionada quanto deveria por já esperar isso de um jornal com O globo ,mas isso mostra como a mídia brasileira trata a questão da Venezuela e nao o faz de modo camuflado não.Ataca de meneira desleal e não jornalística, porque a função básica do jornalismo é informar a população e nao colocar os seus interesses nas matérias.Claro que não existe imparcialidade, mas que pelo menos a mídia passe a mostrar os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  2. É muito dificil vermos os dois lados da moeda, poruqe, além de ser um instrumento de Estados para manipular população, ou do capitalismo para manipular população, a mídia está se tornando cada vez mais um instrumento de estados que estão a serviço do capitalismo para manipular outros estados, e visão de todos sobre eles, e isso é muito grave, muito mesmo.

    ResponderExcluir