18 de mar. de 2010

“O recado está dado”

A frase que nomeia o post, é do governador do estado, Sérgio Cabral Filho e foi dita na última quarta-feira (17), durante um ato público realizado sob chuva no centro da cidade, em protesto contra o projeto que redistribui os royalties do petróleo. Junto a ele, estavam Paulo Hartung (governador do Espírito Santo, outro estado prejudicado pelo projeto), Paes e Rosinha (prefeitos do Rio e de Campos), Minc e Lupi (ministros do Meio Ambiente e do Trabalho), Gabeira (deputado federal), Crivella (senador), entre outros.
Escolas de samba, como Unidos da Tijuca, Salgueiro e Beija-Flor estavam representadas na passeata. Famosos, como Xuxa, Fernanda Abreu e Alcione e outros 150 mil cidadãos "comuns" também compareceram ao evento.

Explicando resumidamente* o porquê do ato: A emenda Ibsen Pinheiro foi aprovada na Câmara dos Deputados e ela muda as regras de distribuição dos royalties - espécie de compensação financeira paga pelos exploradores - igualando essas compensações entre os estados e municípios do país. Anteriormente, os estados produtores recebiam maior parcela dos royalties. E isso acaba prejudicando Rio de Janeiro e Espiríto Santo, os dois estados que seriam os mais beneficiados pela exploração do pré-sal.

* "Resumidamente", porque será feita uma explicação mais detalhada sobre essa polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário